domingo, 18 de setembro de 2011

Mário Esteves visita lar de adoção com lideranças do PT e PRB

Iniciativa avisa dar seguimento à criação da Frente Parlamentar em Defesa da Adoção
Mário Esteves (segundo à esquerda) ladeado por políticos regionais, estaduais e federais em foto de Rafael Wallace

  O vereador Mário Esteves participou nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, da visita ao Lar Padre Franz Neumair, na cidade de Niterói, acompanhado dos deputados Alessandro Molon (Federal do PT) e Sabino (Estadual do PSC); do senador Lindberg Farias (PT) e do vereador Pastor Monteiro (PRB). Os políticos estão engajados no projeto de ampliação da Frente Parlamentar em Defesa da Ação de Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa (Alerj), que será difundida em todos os 92 municípios do estado do Rio.
  Segundo os dados do Censo da População Infanto-Juvenil Acolhida, apresentados pelo Ministério Público Estadual, existem, hoje, 240 entidades de abrigo no estado, com 2.679 crianças acolhidas e apenas 246 aptas para a adoção. A faixa etária entre 13 e 15 anos é a maior no número de crianças acolhidas, contando com 605 casos. Já entre quatro e seis anos, idade de maior procura, só existem 360 crianças
  A visita fez parte da extensão do Seminário sobre adoção ocorrido no mesmo dia, no Palácio Tiradentes. O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Adoção de Crianças e Adolescentes da Alerj, o deputado Sabino (PSC) disse que irá visitar as câmaras de vereadores dos 92 municípios fluminenses para incentivar a criação de frentes pró-adoção locais.
  “Queremos, com isso, aumentar o número de envolvidos na campanha em prol das ações adotivas. Vamos visitar as câmaras municipais, propondo aos poderes locais a criação de grupos como o que temos no Congresso Nacional e aqui na Alerj. Acho que isso amplia a nossa luta. A adoção é um tema apaixonante e é impossível não se sensibilizar com esse debate”, comentou o parlamentar, acrescentando que, a melhor estratégia para aumentar o número de interessados em adotar crianças e adolescentes é a desburocratização.
  O deputado Federal Alessandro Molon afirmou continuar, no Congresso, a lutar pela desburocratização do sistema de adoção. “Precisamos seguir esse exemplo e discutir como facilitar a adoção no Brasil. É claro que a melhor opção é a integração familiar, mas, quando isso não for possível, queremos que o processo fique mais fácil”, explicou Molon.
  O senador Lindberg Farias ainda analisou os números nacionais do sistema de adoção e conclamou a população para que deixem de lado o preconceito e priorizem a adoção. É preciso ter algum tipo de sensibilização. Hoje, quem procura a adoção, só quer crianças brancas, de até três anos e preferencialmente meninas”, comentou o senador Lindberg Farias. Esse encontro foi importante por trazer muitas contribuições objetivas. Existem 80 mil crianças em abrigos e só 5.400 crianças no cadastro nacional para serem adotadas. O processo precisa ser facilitado”, disse Lindberg.
  Já Mário Esteves aposta na proposta de regionalização desta Frente, com os apoios dos parlamentares municipais. “Temos que lutar por esta iniciativa em nossos municípios, o que tende a facilitar este processo. Acredito que, com o amparo do Poder Público municipais, onde tudo acontece, conseguiremos chegar mais rápido a um denominador comum, onde a assistência a estes pequenos indefesos seja verdadeiramente difundida e o amparo, concretamente realizado por aqueles que possuem uma sensibilidade ainda maior”, frisa o vereador. 
  Na visita ao Lar Padre Franz Neumair, um abrigo que recebe crianças até 10 anos, em Niterói, os políticos foram recebidos pela responsável pelo local, a irmã Maria Clemence. No local, contaram com a presença do subsecretário de Adoção da cidade, Jorge Ministro. Fundado em 1990, o abrigo toma conta de 35 crianças e conta com 31 funcionários. Segundo a religiosa, 16 crianças já foram adotadas em 2011. “O lugar da criança é no seio familiar e não nas instituições. Já tivemos 16 adoções, só neste ano”, comemorou. O espaço oferece ainda oficinas gratuitas de música, esporte e dança.

Um comentário:

  1. TRECHOS DO COMENTÁRIO DE FERREIRA GULLAR NA FOLHA.....

    Todos sabem que o PT, nascido partido da esquerda revolucionária, não admitia deixar o poder, uma vez tendo-o conquistado. Os demais partidos aceitam a alternância no poder porque estão de acordo com o regime. Já o partido revolucionário vem para implantar outro regime, que exclui os demais partidos. É claro que esse era o PT de 1980, que não existe mais, mesmo porque, afora o pirado do Chávez, ninguém em sã consciência acha que vai recomeçar o socialismo em Macondo, quando ele já acabou no mundo inteiro.

    Disso resulta que os principais fundadores do PT abandonaram o sonho da sociedade igualitária e cuidam de seu próprio enriquecimento. Por esperteza e conveniência, porém, tentam fingir que se mantêm fiéis aos ideais socialistas. Desse modo, dizendo uma coisa e fazendo outra, enganam os mal informados, enquanto usam o poder político e institucional para intermediar interesses de grupos econômicos nos contratos com o Estado brasileiro.
    Portanto vereador,escolha melhor seus pares!!!

    ResponderExcluir