quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Zé Adélio: “Nem Jesus salva a Saúde de Barra do Piraí”



Secretário comparece à sessão em audiência 
pública e admite falhas no setor

  Em audiência pública na última quinta-feira, dia 30 de agosto, o secretário de Saúde de Barra do Piraí, o médico José Adélio, admitiu falhas no setor e disse que o estado é “calamitoso”. O profissional, que foi chamado três vezes a comparecer ao plenário da Câmara, disse que “nem Jesus poderia salvar a Saúde de Barra do Piraí”.  A declaração do secretário soou como falta de pulso firme na gerência da pasta em Barra do Piraí.
  Durante a audiência, marcada pelos vereadores Mário Esteves e Pedro Fernando de Souza, foram apresentados os vídeos e fotos que comprovam a situação de abandono que ainda se encontram alguns postos de saúde em Barra do Piraí. O material foi colhido durante visita daqueles vereadores a várias unidades, quando os mesmos ouviram os anseios da comunidade local, os problemas pertinentes à falta de médicos e a inoperância de diferentes serviços que deveriam ter sido realizados na cidade.
  Em sua fala, José Adélio, tomado de muita emoção ao ver os resultados da apuração dos fatos nos postos de saúde, acabou perdendo a compostura dentro da Câmara, se exaltando e xingando a saúde. O secretário disse que tem lutado intensamente para reverter este quadro, mas que o problema na Saúde é nacional e os repasses são cada vez menores para municípios com o mesmo porte de Barra do Piraí.
  “Nem Jesus salva a Saúde de Barra do Piraí. Por mais que existam investimentos, sempre será uma pedra no sapato do administrador. Estamos tentando avançar, mas existem alguns empecilhos para nós em nosso caminho”, admite o secretário.
  As visitas aos postos de saúde e unidades básicas foram feitas em julho deste ano pelos dois vereadores, que catalogaram toda aquela problemática. Dos 21 postos avaliados, a maioria apresentou problemas, como falta de estrutura para atender aos usuários, materiais em escassez e falta de mão de obra, como profissionais de várias áreas. Das unidades checadas, a maioria está em péssimas qualidades, como, por exemplo, as paredes do posto no bairro Boca do Mato, cheias de cupim.
  “Foi um trabalho intenso feito com o caráter fiscalizatóter fiscalizat intenso e que foi feito com o cart realizados na cidade.pertinentes rio, mostrando que os avanços prometidos pelo atual secretário não vêm sendo realizados. Mais do que isso, já sabemos que, o que falta em Barra do Piraí, é ingerência e não dinheiro. Isso caracteriza abandono e falta de vontade política, pelo menos com a Atenção Básica,e  da parte do Executivo. Considero esse cenário um desrespeito com o cidadão”, disse o vereador Mário Esteves.
  A partir das visitas aos postos de saúde, foi montado um relatório, entregue ao secretário, à prefeitura e ao Ministério Público. “Fiz esse trabalho antes do Zé Adélio entrar e percebemos alguns avanços, mas a questão da saúde é muito grave no país e em Barra do Piraí. Falta muita coisa e, já que o secretário é um médico, deve ser mais comprometido com a secretaria. Estamos fazendo o nosso papel como uma bússola”, completa Pedro Fernando de Souza.

26 comentários:

  1. EU ACHO QUE JESUS SALVA SIM...PARA DEUS NADA E IMPOSSIVEL...MAIS PARA O HOMEM TENHO MINHAS DUVIDAS...O PODER FAZ COM QUE O HOMEM NAO CUMPRA O SEU PAPEL ...

    ResponderExcluir
  2. eu também acho que salva sim , acho não TENHO CERTEZA E ABSOLUTA , pra mim é assim , se não sabe oqe falar , fica qeto ;x

    ResponderExcluir
  3. O problema de Barra do Piraí, é a falta de gente competente na área ADMINISTRATIVA DA SAÚDE, não é porque uma pessoa é médica e que tem anos de experiência na área da saúde com atendimentos clínicos, que irá conseguir arrumar tudo... veja o que o ex-prefeito Balthazar fez na gestão dele... nada! E ainda se aliou aos supostos interventores da Cruz Vermelha de nova Iguaçú, fazendo a Cruz Vermelha de Barra do Piraí acabar! Volto a repetir, falta gente competente na ÁREA ADMINISTRATIVA DA SAÚDE, e não médicos deixando de atender pacientes para ficar posando de secretário! É por isso que Barra não vai pra frente! Vamos acordar gente... para que serve a porcaria do concurso da cidade, se não colocam e não divulgam vagas de acordo com as necessidades do município?!?!? Esse negócio de contratarem não concursadas só porque é amigo de fulano e beltrano que já estão dentro da prefeitura, dá nisso que estamos vendo hoje, uma saúde defasada. Tem de parar de ficar colocando as pessoas pela janela, e fazê-las com que façam o concurso público como deve ser. Agora falar que ''Nem Deus salva a saúde!'' Deus nos dá tantos milagres, pois só o falto de acordamos é o primeiro do dia!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Mario Esteves tem muita gente com você , fique tranquilo vc vai ganhar para prefeito . Abraços

    ResponderExcluir
  5. O SECRETÁRIO DE SAÚDE-DR JOSÉ ADÉLIO-FOI TÃO INFELIZ AO DIZER QUE "NEM JESUS SALVA A SAÚDE DE BARRA DO PIRAÍ"..PRIMEIRO QUE ELE DEVE DESCONHECER O PODER DE DEUS,ISSO É CLARO E SEGUNDO QUE A FALTA DE COMPETÊNCIA DELE FAZ ELE TENTAR DESVIAR A SITUAÇÃO PRA OUTRO LADO..ELE DEVERIA DIZER QUE A SUA FALTA DE CAPACIDADE O IMPEDE DE ,PELO MENOS,TENTAR SALVAR A SAÚDE DE BARRA DO PIRAÍ..
    MUITO INFELIZ A SUA COLOCAÇÃO DR JOSÉ ADÉLIO,MUITO INFELIZ

    ResponderExcluir
  6. A questão não passa pela religião, crença, passa por competência, respeito, vontade política e isso não se deve só ao Secretário de Saúde não, vejo que tem muito do Executivo que não quer que a Saúde como também a Educação e outro setores avancem, não estou defendendo o Sr. José Adélio, mas vejo que ele só está na linha de frente disso tudo que aí está, assinando embaixo. Vejo também que os profissionais da saúde ganham pouco,local de trabalho insalubre, apertado, sem ventilação(Ver a Saúde da Mulher, o próprio prédio da Secretaria),um berrando com o outro, um invadindo a sala do outro, não tem uma capacitação, cursos sistemáticos, palestras????, não precisam só de blá blá blá,precisam de cursos sistemáticos, depois do expediente?, aos sábados? 1h dentro de seu horário de trabalho?Não sei, tem que ver com os trabalhadores de lá. Precisam de investimentos no Humano, a recepção tem que ser mais preparada, ter mais informação, ter registros, chega um lá para perguntar alguma coisa, ninguém sabe de nada, não sabem informar,um não passa a informação para o outro, porque não fazem uso da informação seja ela tecnológica ou não.Os superiores não repassam a informação.As pessoas que são "chefes" devem ser mais preparadas,deverão perder a "estrela',ser mais democrática,humilde, se situar no lugar do usuário, do servidor, de quem procura por orientação, seus serviços. Por isso, acho que o problema não é só da Administração da Saúde, temos que enxergar além, ultrapassa a Secretaria de Saúde.Claro, que o Sr José Adélio estando na pasta, ele é que tem que responder. Cabe a ele se rebelar.Vejo que tem gente abaixo dele que acaba mandando mais do que ele. Por que?A população e funcionários é que não podem pagar o "pato".Muitos chefes, técnicos que estão na Saúde deveriam cair fora.

    ResponderExcluir
  7. Resumindo: Precisamos de uma pessoa competente!

    ResponderExcluir
  8. Na verdade, o governo federal deveria priorizar as verbas.Pra que tanta verba pra incentivos tipos: festivais de inverno, verão, exposições , se o povo mais precisa é a saude.

    ResponderExcluir
  9. incompetência!!!!!! mudanças já

    ResponderExcluir
  10. É porque não é o filho dele que precisa do SUS.
    As verbas e os programas existem, o que falta é vontade política. Competência nem se fala.
    O médico que deveria estar atendendo com dignidade no SUS, está é no seu consultório particular. Verifiquem isso e outras questões mais.
    Saúde Pública não há interesse.

    ResponderExcluir
  11. A MAIOR FALHA FOI ESSE IMBECIL TER NASCIDO, ALÁS ELE FOI COSPIDO, PORISSO QUE ELE TRATA A SAUDE COM DESDEM, MAS ELE AINDA VAI PRECISAR DO SUS, ESCUTA O QUE EU ESTOU FALANDO, AINDA MAIS DEPOIS DE TER COLOCADO JESUS NO MEIO DAS SAFADEZAS DELE. HIPOCRITA, SAFADO, JESUS MANDA DIZER QUE O DELE ESTA GUARDADO, MAS NÃO É NO CÉU, PODE TER CERTEZA. E NÃO SOU COVARDE, NÃO FICO NO ANONIMATO, SOU CIDA CASTRO.SE ELE QUISER OUVIR PODE ME PROUCURAR VOU TER O MAIOR PRAZER EM VOMITAR TUDO ISSO E MUITO MAIS NA CARA DELE. NOJENTO, PODRE , IMUNDO, PLANO DE SAUDE TEM 15 DIAS PRA REVISÃO, O QUE ESTA ACONTECENDO, NEM EXAME DE URGENCIA FICA PRONTO EM MENOS DE 20 DIAS, CONCLUSÃO VC TEM QUE PAGAR NOVA CONSULTA ISSO É UM ABUSO, EU ABOMINO ESSE TIPO DE PESSOA, NÃO POUPO NEM OS MEUS MÉDICOS, SE TENHO QUE FALAR FALO NA CARA, DELES MESMO, SÃO SAFADOS, QDO PRECISAM LAMBEM O ...., DEPOIS QUE PEGAM FAMA, FICAM SE ALTO VALORIZANDO, TENHO PAVOR DESSA RAÇA.

    ResponderExcluir
  12. Se ele tivesse dito que só Jesus, poderia dar um jeito na saúde Barrense, talvez Cristo tivesse piedade de tanta incopetência e lhe daria uma ajudinha, porém este secretário mais uma vezfoi inveliz nas suas colocações, provando sua incopetência a frente de uma secretaria que talvez seja uma das mais importantes, e também mostrou sua falta de fé, pois se Deus não nos ajudar, quem é que fará isto. Mário contamos com vc e Pedrinho!!! Excelente trabalho de fiscalização que fizeram, não PAREM CONTINUEM NESTA LUTA PELA NOSSA SAÚDE!!!!

    ResponderExcluir
  13. Por que vcs não ficaram até o final e viram os resultados que ele mostrou, o q ele falou, tantos que os nobres vereadores ficaram sem assunto, sem perguntas, e o Chico Leite até elogiou, e vem coisa boa na saúde, como a nova ESF de Ipiabas e mais 6 ubs atéo o ano que vem... ele deu e continua tentando da um jeito nos exames e nas consultas, apesar dos médicos não cooperarem, e agora e vai fazer em estrutura fisica... vcs podem ter certeza que sera a melhor gestão em saúde que vcs ja viram... isso td graças ao secretario e ao prefeito que irá fazer de tudo para arrumar a saúde de barra do pirai

    ResponderExcluir
  14. Pois é a saúde de Barra do Pirai tá uma merdaaaa!!! Mas ai eu pergunto será que se a mãe desse secretário e a Mãe do prefeito Jé Luis precisarem de atendimento irão em algum hospital daqui do municipio? e O Dr Mauro Miranda que também faz da administraçao do Polo de emergencia uma merdaaaaaaaaaaaaa e ninguém faz nada pra tirar ele de lá! será que ele leva a mãe dele pra ser atendido no polo ou procura outros hospitais nas cidades vizinhas que são melhores? Falo por experiência própria se você precisar ser atendido no polo e melhor ir na Bom Jesus primeiro talvez seje mais vantagem os profissionais d elá tantos os médicos quanto a equipe de enfermagem é uma merdaaaaa, lá nada funcionaaaa e isso é falta de um administrador competente!!!!!Gostaria de saber se os vereadores Mário esteves e Pedro Fernando já deram uma passadinha por lá também, mas não é só pra apontar os erros mas sim resolvê-los porque as avaliações iram apontar péssimos resultados e isso nós já sabemos! Cadê nossos PSFs precisamos atuar na prevençao , nossa comunidade desconhece como evitar doenças básicas como a hipertensão e o Diabetes que levam a muitas outras elevando cada vez mais a mortalidade em nosso país!!! É extremamente vergonhoso uma Saúde como a nossa pelo tamanho do noso municipio!!!

    ResponderExcluir
  15. Pois é a saúde de Barra do Pirai tá uma merdaaaa!!! Mas ai eu pergunto será que se a mãe desse secretário e a Mãe do prefeito Jé Luis precisarem de atendimento irão em algum hospital daqui do municipio? e O Dr Mauro Miranda que também faz da administraçao do Polo de emergencia uma merdaaaaaaaaaaaaa e ninguém faz nada pra tira-lo de lá! será que ele leva a mãe dele pra ser atendido no polo ou procura outros hospitais nas cidades vizinhas que são melhores? Falo por experiência própria se você precisar ser atendido no polo é melhor ir na Bom Jesus primeiro talvez seje mais vantagem. Os profissionais de lá, tantos os médicos quanto a equipe de enfermagem é uma merdaaaaa, nada funcionaaaa e isso é falta de um administração competente!!!!!Gostaria de saber se os vereadores Mário esteves e Pedro Fernando já deram uma passadinha por lá também? mas não é só pra apontar os erros mas sim resolvê-los porque as avaliações iram apontar péssimos resultados e isso nós já sabemos! Cadê nossos PSFs precisamos atuar na prevençao , nossa comunidade desconhece como evitar doenças básicas como a hipertensão e o Diabetes que levam a muitas outras elevando cada vez mais a mortalidade em nosso país!!! É extremamente vergonhoso uma Saúde como a nossa, pelo tamanho do nosso municipio!!!

    ResponderExcluir
  16. sabe o que eu acho engraçado? além da falta de respeito com O PROPRIO DEUS, essa criatura foi eleita pelo povo? quem tem que fazer alguma coisa é o cara que é votado pra trabalhar a favor....e outra... JESUS tem poder pra fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos...agora.. quem nao faz é o homem que tem o coraçao contaminado pelo dinheiro... que alias a palavra de DEUS fala que é a raiz de todo mal.......

    ResponderExcluir
  17. Realmente é uma falta de respeito com Deus e com o ser humano, é uma vergonha e indgnação ver tantas pessoas precisando de uma saúde digna, idosos precisando de marcar uma consulta e a resposta que levam na "cara" é simplismente que não têm vaga. Crianças precisando de leite especial, vão procurar o secretário e a resposta é que esperem, muitas vezes remédios sem validade vão para o lixo, será que este senhor não têm o mínimo de amor próprio, sim, pois pelo ser humano já deu para ver que não se importa. O mais "engraçado" disso tudo é que só os ditos da "sociedade" falida, que só vivem de aparencias são privilegiados. Senhor secretário, o senhor consegue viver sem um pingo de compaixão? Quando fez o seu juramento de salvar vidas foi só para ter um diploma? Mas como o mundo dá muitas voltas, espero que nunca precise da saúde de Barra do Piraí...

    ResponderExcluir
  18. Gente, calma, não fiquem nervosos, pois não temos serviços de psiquiatria (Capes)funcionando do jeito que deveria, temos é muita praça para deitarmos e relaxarmos.Vamos ficar observando os urubus e assim melhorar a nossa "cabeça", como podemos também tomar um banho no chafariz,alegrarmos com a beleza de nossas praças, respirar aquele ar mais úmido e com isso não termos problemas de saúde e sofrer com atendimento nos postos de saúde e hospitais.rsrsrsrsrs é uma nova maneira de implementar Políticas Públicas da Saúde ( Física e Mental), entenderam agora?

    ResponderExcluir
  19. COMENTÁRIO INFELIZ, BEM SE VÊ QUE NOSSO SECRETÁRIO DESCONHECE O PODER DE DEUS, SABEMOS TAMBÉM QUE SAÚDE PÚBLICA É UM PROBLEMA NACIONAL. AGORA, SÓ FOTOGRAFAR O PROBLEMA E LEVAR O SECRETÁRIO NO PLENÁRIO, ESTÁ MAIS QUE PROVADO QUE NÃO RESOLVE. CHEGOU A HORA, ALIÁS, JÁ PASSOU DA HORA DE NOSSOS VEREADORES REALMENTE TENTAREM AJUDAR NA SOLUÇÃO DESSE PROBLEMA, ESSA ESTRATÉGIA DE APENAS CRITICAR, EM NADA TEM AJUDADO A POPULAÇÃO BARRENSE.

    ResponderExcluir
  20. É, nenhum dos "Zés" tem compromisso com o povo barrense, só, tão somente só, com a vaidade deles.Que lástima! É o fim do SUS?

    ResponderExcluir
  21. Mario Esteves, não perca seu tempo e seu dinheiro. Desista. Só burro e muito fraco perde eleição quando está no poder. Você é forasteiro e não apresenta solução para nada.

    ResponderExcluir
  22. BARRA DO PIRAÍ É MÁ ADMINISTRADA EM TODOS OS SETORES, PRINCIPALMENTE NA SAÚDE, VERBAS SEMPRE TEM BASTA ADMINISTRÁ-LA E PROCURÁ-LA AGORA SERÁ QUE NOSSO SECRETARIO, PROCURA SUPERIORES COMPETENTES PARA LIBERAR VERBAS AO MUNICÍPIO? PROVAVELMENTE NÃO. COMPRAR SERVIÇOS DE SAUDE DE OUTROS MUNICIPIOS O QUE FAZ GERAR IMPOSTOS PARAR OUTROS MUNICIPIOS E AINDA TEM GASTOS COM TRANSPORTES DOS PACIENTES ISSO É O QUE ? MÁ ADMINISTRAÇÃO... ENFIM A FALTA DE ORGANIZAÇÃO NA SECRETARIA DE SAÚDE É O MAIOR PROBLEMA APÓS TUDO ORGANIZADO E COM UMA PESSOA DE PULSO FIRME TENHO CERTEZA QUE AS VERBAS CHEGAM....

    DIZER QUE É UM PROBLEMA GERAL ISSO É MENTIRA POIS EM OUTRAS CIDADES A SAÚDE FUNCIONA, PSF EM BARRA DO PIRAÍ É SÓ NOME PRA RECEBER VERBA EXTRA POIS NAO FUNCIONA POR FALTA DE ORGANIZAÇÃO...

    MÁRIO E PEDRINHO PEGA NO PÉ MESMO PRA ORGANIZAR ISSO PODE CONTAR COMIGO ...

    ABS

    ResponderExcluir
  23. Gente o Secretário de Saúde pronunciou em audiência pública na Câmara, uma frase de seu diretor, Nem Jesus salva a saúde pública de B. do Piraí, para enfatizar a dificuldade de se administrar o setor, principalmente pelo pouco investimento do Governo Federal. Em nenhum momento esta colocação teve cunho religioso ou de desrespeito. Em nenhum momento teve cunho municipal, pelo contrário, ele defendeu o tempo todo o Prefeito e sua equipe, o que deixou frustrados os vereadores Mário e Pedro. O secretário deu um show, deixando estes vereadores sem argumentos de críticas e foi até elogiado, no final, de forma evidente pelos vereadores Pedro,Chico Leite e Cléber do Areal. Ele está no comando há apenas dois anos, e é muito pouco tempo para transformar um setor que era caótico em B. do Piraí e em crise no país inteiro. Ele demonstrou com números uma grande evolução da saúde municipal de dois anos para cá, como passou de 156 reais para 278 reais o investimento em saúde per- cápita, por habitante, acima da média do Estado que é de 222 reais (27,50% maior) per-cápita. Isto é só um exemplo do que ele fez e é capaz, mesmo enfrentando tudo sozinho, brigando contra a máquina, contra a Câmara, contra os que gostam de privilégios, contra os que faturavam com o dinheiro da saúde, da população, contra os que não gostam de cumprir suas funções e não gostam de trabalhar. Ele ´pelo menos é honesto, trabalhador, corajoso, bem sucedido na sua profissão, não depende de política e nem do salário de Secretário,tem muita grana e não demonstra, o que comprova que ele mais do que ninguém defede o SUS e quer realmente a sua efetivação. Ele humildemente pediu aos vereadores e a todos uma união e sugestões ou mesmo ajuda para resolver as questões da saúde pública. Apontem, não fiquem apenas criticando, apontando o que todos já sabem, a mesmice de sempre. Inovem na política ao invés de só baterem como oposição e só assim terão chance de chegarem ao poder. Jesus foi crucificado, combatido, persseguido e perdou a todos os que lhe maltrataram. Os seus seguidores não podem se abaterem por uma frase, até que ela fosse desrespeitosa, maldosa, veja o exemplo maoior dele. Os seus seguidores não podem usar da sua imagem para ofender quem quer que seja principalmente aquele que não os ofendeu, que é inocente, que não quer o mal e não usa a religião para conquistar cargos políticos. Que rezar ou orar, pratique-a sem anunciar, sem blasfemar, sem ofender, sem misturar, sem confundir. Jessus não gosta de quem levante seu nome, mas agrida, seja de que forma for, um irmão. Que Deus e Jesus, nos perdõe.

    ResponderExcluir
  24. Parece que os problemas só existem na saúde e um pouco menos na educação. É hora, ou já passou da hora de se mudar um pouco o foco. Aliás parece uma tática muito idosa de focar a saúde, pois assim nimguém lembra do restante, e aí fica fácil para se fazer o que realmente aparece e se ganha muito com jabá. Chegaaaaaaaaaa !!!!

    ResponderExcluir
  25. Mário, vovê não nasceu aqui, não caiu aqui de pára-quedas, veio para cá provavelmente porque seu pai tem uma firma de construção que "provavelmente" participou de uma licitação e foi "vencedor". Ficou por muito tempo, durante o governo do atual Prefeito, construindo obras, que muitos consideram com valores absurdos. Certamente seu pai construiu muitas obras, como praças, que agora que seu pai já está fora, você fica criticando. Agora você é candidato à Prefeito. Você certamente ganhou duas eleições com ajuda de seu pai, com dinheiro que o mesmo ganhou aqui, dos impostos pagos pelos barrenses. Como explicar que agora que seu pai já não participa mais das obras, você critica o atual Prefeito? Você está há dois mandatos e não via antes do seu pai sair tantos problemas na Saúde de B. do Piraí? Não considerava praças como obras sem importância? Você não criticava a Saúde, nem o Secretário anterior quando tinha seus privilégios para seus eleitores, neste setor? Você tinha no setor de marcação de consultas e exames um funcionário da saúde que sempre foi seu cabo eleitoral, e assim lhe ajudava, e que saiu com este atual Secretário, que você tanto critica? Como explicar tudo isto? Tem mais hein! Não pense que acabou, vou te pegar ou você vai sumir daqui. Porque você não sugere ao seus colegas vereadores usarem na saúde parte do orçamento gigantesco da Câmara, e que não se devolve um centavo aos cofres da Prefeitura, especialmente nos seus dois mandatos, cujo o número de vereadores foi bem menor, bem pequeno? Se for candidato a Prefeito vai levar uma porrada e vai ficar sem comer no prato hein?

    ResponderExcluir