segunda-feira, 27 de junho de 2011


Caro amigo barrense  

  Mais uma vez venho a público para lhes alertar sobre a realidade em que vivemos, com deficiências em alguns setores, acertos em outros, mas, sobretudo relatar a problemática em que se encontra a Saúde de Barra do Piraí. Este é um setor onde o atual governo não consegue gerar uma política pública de qualidade, por falta de ingerência ou por deficiência de projetos, acarretando o cenário em que vemos. Tudo depende da valorização que a atual administração vem dando aos profissionais desta área.
  Faltam médicos das mais variadas especialidades na secretaria de Saúde, nos postos e unidades básicas e, por conta disso, você, querido leitor barrense, sofre nas filas, aguardando seu momento de ser atendido para, assim, marcar sua consulta - sabe-se lá Deus pra quando. É hora de culpar alguém? Não, é momento de arregaçar as mangas e mostrar que é possível devolver ao município barrense a dignidade desta área.
  Parece pouco, mas valorizar o profissional de saúde - desde os médicos até enfermeiros e atendentes da secretaria de Saúde - é um bom começo para quem quer primar pela qualidade neste setor. Profissionais bem remunerados e com capacidade de trabalho digno, auxiliam os serviços de qualquer setor. Acredito que este seja o início de uma mudança concreta. Adotar esta postura seria, no mínimo, digno àqueles que salvam vidas.
  Outro ponto interessante, e que deveria ser reavaliado pelo Poder Público, é a valorização das Unidades Básicas de Saúde, os chamados 'postinhos de saúde'. Todos eles - incluindo os que pertencem ao Programa de Saúde da Família (PSF) - estão abandonados com os mesmos problemas frequentes que atormentam você há anos. Se o Poder Público investisse na melhoria destes locais, certamente, tiraria o contingente desnecessário de pacientes e desafogaria as emergências da cidade, como a do Pólo de Emergência da Santa Casa.
  Meu amigo, esta seria a saída para uma administração mais voltada aos interesses coletivos. A cidade está bonita e fiz parte dos trabalhos e indicações para que estes investimentos pudessem elevar a auto estima dos barrenses. Mas, como desfrutar dessas benfeitorias se os moradores não possuem saúde? Como sentar na praça sem médicos que podem nos amparar com qualidade de vida? Estas questões podem ser respondidas através de um olhar mais diferenciado e objetivo, com o único propósito de transformar Barra do Piraí na cidade que sonhamos.

Um abraço
Mário Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário