sexta-feira, 25 de março de 2011

Mário Esteves luta por castração de cadelas em Barra do Piraí

Sempre preocupado com as questões ambientais, o vereador Mário Esteves – que também pertence ao PMDB Verde –, mais uma vez, se envolve com um caso de proteção de animais. O legislador agora volta a defender os cães, mas, desta vez, o parlamentar quer propor ao Executivo uma parceria com clínicas para a castração de cadelas que vivem pelas ruas da cidade, abandonadas com os demais cachorros, chegando a ser agredidas em alguns casos.
  “Quero pedir ao prefeito Zé Luiz, já que não foi possível construir um canil municipal, que façamos uma parceria com uma clínica veterinária para que possamos castrar os animais de rua que crescem a cada dia. É de conhecimento de todos que fiz o impossível, colocando recursos no orçamento e buscando recursos em Brasília. Ainda não desistimos dos animais de rua e vamos até o fim”, lamenta o vereador.
  Depois de tentar construir, a partir de indicação ao Executivo, um canil municipal, o vereador deseja fazer uma parceria com alguma clínica ou Centro de Zoonose que possa fazer a esterilização. A castração evita definitivamente que a cadela entre no cio. É uma solução cara, mas em comparação com o sofrimento de inúmeros cães maltratados na rua ou sofrendo com responsáveis cruéis, este sacrifício vale a pena. Outros métodos, como as injeções e pílulas, apresentam efeitos colaterais, como o câncer.
  O vereador Mário Esteves, sabendo do incômodo que causam estes animais nas ruas e da violência que muitos são vítimas, está confeccionando um Projeto de Lei, onde fica expressamente proibido o extermínio de animais domésticos abandonados como controle populacional ou de zoonoses.
  “O controle populacional e de zoonoses dos animais a que me refiro será exercido mediante à prática de esterilização cirúrgica, promovida e coordenada pelo Poder Público Municipal, de forma inteiramente gratuita e acessível a todo proprietário dos animais, independentemente de comprovação de renda. A maioria das cadelas nem tem pedigree, menos ainda são campeões de beleza para procriar”, garante Mário Esteves.
  Por exemplo, no Centro de Controle de Zoonoses de Volta Redonda (CCZ/VR), em Três Poços, a técnica utilizada consiste  na retirada de ovários, úteros e trompas. Para a esterilização de machos é  a orquiectomia – retirada dos testículos, ambas sob indução anestésica. “Faço esse apelo em público. Essa responsabilidade é de competência exclusiva do Governo Municipal. Chega a ser uma questão de saúde publica. Prefeito Zé Luiz, juntos encontraremos uma solução adequada para salvar os animais de rua, que morrem até de fome”, sugere o legislador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário