sexta-feira, 25 de março de 2011

Vereador Mário Esteves comenta possível redução do ICMS para Barra do Piraí

  Preocupado com as questões que envolvem o desenvolvimento de Barra do Piraí, o vereador Mário Esteves comemorou a possibilidade do município vir a ser inserido na Lei Rosinha, que visa reduzir de 19% para 2% a alíquota do ICMS às empresas que se instalarem em terras barrenses. A proposta está sendo estudada pelos deputados na Assembleia Legislativa e, para o legislador barrense, caso a cidade entre neste grupo, pode conseguir enormes ganhos.
  Para Mário Esteves, além dos tributos aplicados às empresas – como no caso do ICMS alto – significa perdas consideráveis para a economia de giro. Mais especificamente para Barra do Piraí, que se encontra em uma região muito prejudicada pela falta de investimentos privados, tais impostos e taxas configuram dificuldades em instalação de indústrias e, consequentemente, a falta de perspectivas na área empregatícia.
  “Temos um potencial inegável e que nos favoreça. Primeiro, porque temos um porto rodoferroviário muito grande, onde passam importantes vais de escoamento, como a BR 393 e a malha ferroviária, por onde passam importantes riquezas do país. O que dificulta o crescimento da cidade são estes impostos enormes e a alíquota de 19% sobre determinada empresa. É categórico em afirmar que temos tais problemas por conta da concorrências com as cidades ao entorno. Era uma covardia muito grande deixar Barra do Piraí de fora desse emprenho Estadual de crescimento”, acredita Mário.
  O vereador ainda lembra dos entraves que foram as negociações para encaixar Barra do Piraí e das constantes lutas dos vereadores barrenses neste contexto. Ele ainda lembrou da terceira ponte sobre o rio Paraíba do Sul, ligando duas importantes indústrias da cidade, que vai auxiliar no desenvolvimento de áreas antes inexploradas pelo Poder Público, como no caso do distrito de Vargem Alegre.
  “Teremos um contorno, com a ponte e o viaduto, ligando a BR Metals e a MBP – duas importantes geradoras de empregos na cidade. Um investimento Estadual de relevância para Barra do Piraí, mas que ainda atravancaria o nosso progresso, principalmente no tocante a geração de empregos. A ponte facilitaria a vida daquelas empresas, mas não é somente isso que desejamos, mas também a diminuição do ICMS para garantir a vinda de empresas que estariam interessadas em nosso solo, porém enfrentam tais dificuldades. Temos que competir de igual por igual. Se inseridos neste processo, seremos grandes em meio a este monstro chamado economia e falta de emprego”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário